REFOOD e Hunter Halder na ESGP
Hunter Halder chegou a Portugal há vários anos à procura da sua realização pessoal. Na bagagem trouxe ideias que têm feito diferença na vida de muitas pessoas.
Hunter Halder, fundador do movimento REFOOD, esteve presente no dia 15 de outubro no auditório da Escola Secundária Gabriel Pereira. Para além da palestra, uma das voluntárias do núcleo de Évora do movimento REFOOD, Wanda Infante da Câmara fez uma apresentação sobre a atividade do referido núcleo.
Nesta atividade, promovida pelo Departamento de Línguas, em colaboração com o Clube de Voluntariado e os grupos de trabalho das Escolas Amigas dos Direitos Humanos, Cidadania e Desenvolvimento e Eco Escolas estiveram presentes cerca de 130 alunos de Inglês de 10º e 11º anos.
A atividade teve como objetivos: dar a conhecer uma Organização Não Governamental (ONG) com implantação local, nacional e internacional, promover valores como a empatia pelo outro e a cidadania e participação, sensibilizar os alunos para o voluntariado na escola e fora dela, promover um ambiente mais sustentável, através do combate ao desperdício alimentar e proporcionar aos alunos um momento de comunicação interativa em Inglês, desenvolvendo o relacionamento interpessoal e os domínios cultural e linguístico, num ambiente descontraído e muito animado.
Por último, importa informar que o Movimento REFOOD foi fundado em 2011, em Lisboa, por Hunter Halder – um americano do estado da Virginia, a viver em Portugal há mais de trinta anos. Fazendo jus ao seu lema “Aproveitar para alimentar”, o movimento REFOOD resgata comida de restaurantes, refeitórios ou supermercados que não foi consumida, mas está em boas condições para ser doada a quem dela precisa. Neste momento, esta ONG tem 60 núcleos em Portugal, ajuda 6800 beneficiários, conta com 7500 voluntários e tem a colaboração de 2500 parceiros. Distribui 150.000 refeições por mês e evita 1000 toneladas de bio resíduos por mês.





