Passar para o conteúdo principal
1

Projeto “Fazer com as mãos e com o coração” Exposição/venda a favor dos Médicos Sem Fronteiras

O Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira, de Évora, organizou nos dias 28 e 29 de maio de 2025, a atividade “Fazer com as Mãos e com o Coração”. Promovida pelo Subdepartamento de Artes, com o grupo de trabalho Escolas Amigas dos Direitos Humanos e o Clube de Voluntariado, esta iniciativa teve como objetivo apoiar a organização humanitária Médicos Sem Fronteiras.

Este evento transformou-se num verdadeiro movimento de cidadania ativa, empatia e generosidade. Alunos e antigos alunos, professores, assistentes operacionais, assistentes técnicos, encarregados de educação e outros cidadãos, uniram esforços, fazendo a diferença na vida de quem mais precisa.

O entusiasmo e a generosidade da comunidade escolar e local superaram todas as expectativas: foram angariados 6.074,54 euros, que serão entregues aos Médicos Sem Fronteiras, reconhecendo o trabalho incansável destes profissionais em contextos de emergência e crise humanitária em todo o mundo.

Ajudar os Médicos Sem Fronteiras, mais do que um ato de solidariedade, é uma forma de fazer a diferença e de assegurar que as populações em situações de extrema necessidade recebam assistência médica vital; é garantir a todos um direito humano fundamental: o direito à saúde.

A organização faz questão de agradecer à direção do Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira pelo apoio fundamental, bem como a todos os membros da comunidade escolar, às famílias e a todos os cidadãos, pelo generoso contributo e envolvimento. Um agradecimento especial é também dirigido à Dr.ª Gabriela Duarte, representante dos Médicos Sem Fronteiras, que esteve presente no evento e partilhou testemunhos inspiradores sobre o trabalho desta organização nos quatro cantos do mundo.

“Fazer com as mãos e com o coração” mostrou que a Escola pode e deve ser um agente de reflexão, questionamento e ação consciente.

 

A Organização “Fazer com as Mãos e com o Coração”

Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira

Évora