Passar para o conteúdo principal
1

PROJETO CULTURAL DE ESCOLA - Inquietudes do Tempo

 

A relação Tempo – Homem – Terra - Vida, como objeto de estudo, que nos leva à observação, à reflexão, ao questionamento, na procura de atitudes de intervenção, mais conscientes e prementes, foi o ponto de partida do nosso Projeto Cultural de Escola, subordinado ao tema “Inquietudes do Tempo”.

Procurámos construir um saber mais transversal, na integração e na construção de um conhecimento não espartilhado, procurando ligar os currículos das diferentes disciplinas e os diferentes níveis de ensino, envolvendo a comunidade educativa e o território em que o Agrupamento está inserido.

Foram desenvolvidas atividades através de vivências diretas, atividades não formais, metodologias artísticas e pedagogias criativas, fundamentais para a motivação dos alunos, o que contribuiu para uma aprendizagem mais profunda e completa.

A exposição de trabalhos presente na Escola Gabriel Pereira e na Escola André de Resende, relativa ao Projeto Cultural de Escola, “Inquietudes do Tempo” - Tempo – Homem – Terra – Vida- está organizada de acordo com os seguintes temas:

- Escola Gabriel Pereira “Homem- Terra- Vida” e “Tempo da Árvore”
- Escola André de Resende - “Tempo de germinar e Tempo da Flor ao Fruto”

Para este projecto contribuíram diferentes ciclos de ensino e disciplinas nomeadamente: Português, Inglês, Filosofia, Física-Química, Oficina de Artes, Biologia/Geologia, Desenho A, Educação Musical, Educação Visual, Educação Especial, Educação Artística/Artes Visuais, Oficina Multimédia B, Educação Física, Educação Tecnológica.

Embora alguns dos trabalhos não estejam expostos, acreditamos que as diversas actividades realizadas em contexto de sala de aula ou em momentos informais, contribuíram, decerto, para desenvolver a consciência mais alargada das inquietudes dos tempos que estamos a viver.

Para este projeto em construção, queremos salientar o empenho, o envolvimento e o entusiasmo com que todos os alunos e docentes participaram.

Agradecemos o apoio dado pela Direção do Agrupamento e de toda a Comunidade Educativa.

PLANO NACIONAL DAS ARTES
Projeto Cultural de Escola
6 de junho 2022