Porta-voz de direitos: os direitos humanos

A turma do 12º M - Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Farmácia - no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento, iniciou um Projeto intitulado “Porta-voz de direitos: os direitos humanos.” O Projeto, constituído por diferentes atividades dinamizadas pela turma e sob a orientação dos professores que constituem o respetivo Conselho de Turma, tem como principais objetivos contribuir para um conhecimento mais aprofundado sobre os direitos humanos, sensibilizando para a importância do envolvimento de todos na luta por um mundo melhor.

O dia é celebrado, anualmente, no dia 10 de dezembro, em virtude da adoção pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas da Declaração Universal dos Direitos Humanos em 1948. São direitos que temos porque somos humanos, direitos universais.

Recordando Eleanor Roosevel: “Onde, afinal, começam os direitos humanos universais? Em pequenos lugares, perto de casa – tão perto e tão pequenos que eles não podem ser vistos em qualquer mapa do mundo. No entanto, estes são o mundo do indivíduo; a vizinhança em que ele vive, a escola ou universidade que ele frequenta; a fábrica, quinta ou escritório em que ele trabalha.”

Na escola, na nossa escola, o dia foi assinalado com a utilização de t-shirts alusivas a diferentes direitos, trabalhados pelos alunos, e com um estendal de Direitos, aos quais é necessário dar voz. Como? Fazendo dos direitos humanos uma realidade, em pequenos lugares, como a Escola.