Passar para o conteúdo principal
1

Para onde vai o lixo?

Esta foi a pergunta que os alunos do 1º ano da Escola Básica Heróis do Ultramar fizeram quando lhes perguntámos o que gostariam de aprender e quais as curiosidades que têm acerca do mundo. Portanto, foi esta mesma questão que deu origem a um projeto centrado na temática da gestão de resíduos sólidos urbanos, valorizando a escuta e a participação ativa das crianças.

As crianças tiveram a oportunidade de analisar espaços da cidade de Évora refletindo sobre a sua organização e limpeza. A observação de imagens destes espaços deu origem a questões orientadoras, como “Será que são espaços limpos?”, “O que podemos melhorar?” e “Como me sinto neste espaço?”. Foi a partir destas reflexões que surgiram propostas de melhoria, como colocar contentores para mobiliário usado ou o aumento da frequência de recolha por parte da GESAMB, para evitar a sobrelotação dos ecopontos.

Para dar seguimento ao projeto, as crianças tiveram a oportunidade de refletir sobre o destino do lixo depositado nos ecopontos, do lixo indiferenciado e do lixo que se encontra no chão. Este trabalho foi desenvolvido maioritariamente em pequenos grupos, nos quais as crianças analisaram imagens e notícias, criaram bandas desenhadas representando os diferentes destinos possíveis do lixo e, posteriormente, apresentaram as suas conclusões ao grande grupo, promovendo momentos de partilha e discussão.

Concluindo, as crianças não ganharam apenas competências relacionadas com o relacionamento interpessoal e o trabalho cooperativo, mas também adquiriram conhecimentos sobre a importância da reciclagem da preservação do meio ambiente. Ao longo do processo, compreenderam o funcionamento de um centro de reciclagem, o destino do lixo encaminhado para o aterro e as consequências do lixo abandonado no chão, nomeadamente o seu impacto nos mares e na vida marinha, reforçando a importância da adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis.

Vejam o vídeo