O AEGP associa-se ao Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
O campo de concentração de Auschwitz-Bikernau, símbolo máximo da barbárie e da desumanidade nazi, foi libertado há precisamente 81 anos, no dia 27 de janeiro de 1945.
Desde 2006 que este dia homenageia todas as vítimas do Holocausto. Todas e cada uma, vítimas da maior barbaridade que a humanidade tinha até então conseguido inventar. Fazê-lo é uma obrigação coletiva, identificando e honrando cada vítima.
Evocamos, sem exceção, todas as vítimas do Holocausto, os judeus, os ciganos, os homossexuais, os opositores políticos, os doentes, as pessoas com deficiência entre muitos outros.
Recordar este período negro da História da Humanidade é um dever de todos. Assegurar que não se repete é uma obrigação de todos nós. Tanto maior quanto à nossa volta vemos surgirem manifestações de racismo, de xenofobia e de antissemitismo que
questionam os valores da tolerância, da não discriminação, do respeito mútuo e da diversidade que devem caracterizar as nossas identidades nacional, europeia e universal.
Hoje também celebramos a coragem daqueles que, independentemente das consequências, escolheram fazer o que estava certo. Aristides de Sousa Mendes, Alberto Teixeira Branquinho ou Carlos Sampaio Garrido, destacados diplomatas portugueses e exemplos de altruísmo que não podem ser esquecidos e que levaram ao seu reconhecimento como 'Justo entre as Nações'.
Junta-te a todos aqueles que escolhem NÃO ESQUECER!




